terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Agentes externos agressores da haste capilar

Desgaste por sucessivas lavagens.

Em pesquisa realizadas no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a ação da água, o uso do xampu,  secador e pentes finos de cabelos, atos simples como estes, ja seriam o suficiente para danificar a estrutura capilar.

Degradação da haste capilar.

Os processos químicos capilares constituem um conjunto de agressões químicas ao cabelo. Qualquer que seja o processo, o mecanismo de ação no cabelo, invariavelmente, trará  consequências, todas elas de degradação da cutícula ou de ruptura e perda de massa de queratina interna.
  • Alteração do pH do cabelo e do couro cabeludo;
  • Alteração à constituição protéica do cabelo;
  • Queda de ligações de enxofre;
  • Diminuição da cistina e aumento do ácido cisteico ( Fragilizando a fibra);
  • Aumenta a porosidade capilar e com isso há quebras;
  • Aumento das cargas eletrostáticas dos fios;
  • Os cabelos ficam ásperos ao toque.

Tricoptilose.

A Tricootilose é uma divisão longitudinal da haste do cabelo. Damos esta denominação a todos os cabelos que perdem a forma cilíndrica, rachando e quebrando ou, então, aos fiapos parecidos com as cerdas de um pincel. Temos a tricoptilose central (Ponta dupla) e tricoptilose por tricorrexe (Ponta esfiapada).

Tricorrex Nodosa 

É mais corretamente encarada como uma resposta característica do cabelo a lesão, o chamado desgaste do cabelo. As células cuticulares são rompidas, permitindo que as células corticais se alarguem para fora formando nódulos. A perda da cutículas resulta em fibras esfarrapadas que se fraturam com facilidade. Pode ser adquirida ( Processos químicos e mecânicos) ou genética ( tricorrexe invaginada ).

Triconodose

 Este nó na haste do cabelo é induzido por trauma. Os fios encaracolados curtos e médios de diâmetros relativamente achados são os mais facilmente afetados. Anormalidades: são secundárias ao nó e localizadas na parte da haste que forma o nó com desgaste execessivo e quebra a fibra.












Nenhum comentário:

Postar um comentário